Esse chá é alvo de diversos estudos e muitas contradições. O que ninguém pode negar é o fato do chá de hibisco só trazer benefícios ao nosso organismo, quando o consumimos diariamente. Alguns dizem que ele ajuda no emagrecimento, outros dizem que ele aumenta a imunidade e blá blá blá. Muitas coisas que dizem que esse chá faz ou deixa fazer. Hoje eu vim aqui contar a vocês o que ele realmente e quais os benefícios que eu senti no meu próprio corpo, ao incluir esse chá na minha dieta.
O hibisco vem sendo usado há muito tempo em países da África, Ásia e na região caribenha. A flor é seca e podemos tomar em forma de chá, que é obtido a partir da infusão do cálice do botão seco da flor Hibiscus Sadbariffa, não confunda com o hibisco que costumamos encontrar nos jardins, não é essa flor e não invente de secá-la para fazer o chá. Com cor rubi e sabor agradável, ele pode (e deve)ser consumido sem adoçar. Caso queira deixar a bebida mais doce, opte pelo açúcar de coco, mel ou stevia. O demerara também pode, mas dê preferência aos outros que citei antes. Bom, vamos aos benefícios!
– Tem alto poder antioxidante;
– Possui minerais importantes como magnésio, ferro, potássio, fósforo, cobre e cálcio;
– Rico em vitamina A, C, B1, B2 e ácido fólico;
– Excelente bebida com ação diurética;
– Ajuda a reduzir os índices de glicemia;
– Tem poder termogênico (aí está a questão que dizem que ele ajuda na perda de peso);
– Inibe enzimas pancreáticas;
– Ajuda a reduzir o colesterol LDL;
– Inibe o acúmulo de gordura;
– Ajuda a controlar os níveis de pressão arterial;
– Acelera o metabolismo;
– Tem ação antibacteriana e anti-inflamatória;
– Estudos dizem que ele tem propriedades antitumorais, devido a presença de uma enzima chamada protocatecóico;
– Alivia dores de cólica e ajuda a equilibrar as alterações hormonais;
– Tem propriedades antidepressivas, devido aos flavonoides em sua composição;
– Ajuda a melhorar a digestão por conta das enzimas e vitaminas.
Enfim, muitas propriedades e nem citei todas, escolhi apenas as principais para já convencer vocês de que esse chá é demais para nossa saúde. Não sabe onde encontrá-lo? Em casas de produtos naturais ou especializadas em chá, com certeza terá. Eu gosto de comprar na zona cerealista do centro de São Paulo, porque lá o preço é demais!
Eu senti minha imunidade melhorar depois que comecei a tomar esse chá todos os dias. Eu até preciso me controlar, senão bebo o dia todo. Eu faço a infusão não só com as folhas do hibisco, mas também coloco gengibre e canela. Aí o chá fica uma bomba termogênica. Fora que a canela dá um gostinho todo especial ao chá. Adoro! Eu senti que minha pele melhorou, disposição e também senti que fico menos inchada. Estou gostando bastante.
E você? Toma o Chá de Hibisco? Poxa, eu tenho certeza que você deveria incluí-lo na sua dieta. É um super chá que só traz benefícios ao nosso corpo. Faça o teste por um mês e me conte depois. Vou adorar saber!
Fique de olho pois sempre trazemos dicas bacanas sobre nutrição aqui para vocês, sempre com a supervisão e aprovação da fofa e querida Dra. Flávia Renatte, minha querida nutricionista do coração! <3