Mulheres que transformaram o mundo da moda

Mulheres sempre foram figuras importantes no mundo da moda, mas algumas se destacaram mais que outras. Lançaram moda, estilo, possuem (ou possuíam) personalidade forte que fez com que elas mesmas, se tornassem referência quando alguém queria saber o que viraria tendência ou não. Essas mulheres construíram uma carreira sólida, cheia de história para a gente se inspirar em todas elas. Impossível não tirar o chapéu. Vamos a lista e espero que vocês gostem de cada nome que está aqui.

– Coco Chanel

Óbvio que eu precisava começar com ela, afinal, quando falamos em quebrar padrões e paradigmas dentro do mundo da moda com relação a mulheres, o nome de Coco é o primeiro que vem em nossa mente. Ela foi forte e criativa o suficiente, para conseguir fazer com que as mulheres fossem vistas de formas diferente em uma época super machista e onde a mulher realmente não tinha muito espaço além de estar em casa. Coco fez adaptou peças masculinas para serem usadas por mulheres e deu força para as mulheres daquela época conseguirem ter seu empoderamento. Além de ter criado uma das marcas mais icônicas até hoje, ela também criou um dos perfumes mais tradicionais da história, o Chanel n 5. Tem como não ser fã dessa mulher?

– Diane Von Furstenberg

Diane tem uma história longa, que começou nos anos 70 e dura até hoje. Um dos nomes mais fortes quando falamos de mulheres na moda, Diane tem sua própria marca hoje em dia e continua criando peças maravilhosas a cada coleção. Ela que criou os famosos wrap dress, que são os vestidos com amarrações. Ela sempre esteve a frente de seu tempo. Uma característica em comum dentre todas as mulheres dessa lista.

– Donatella Versace

Ela era irmã de Gianni Versace, que foi brutalmente assassinado em 1997. Ela tomou frente da grife que seu irmão criou e desde então, trabalha sem parar para que a marca Versace continue sendo o que sempre foi, algo perene, que todo o mundo (até quem não curte muito moda) conhece. Até hoje ela cria espetáculos para a apresentação de suas coleções e ela consegue manter viva a alma de seu irmão na Versace. Com o tempo, ela se transformou em uma das pessoas mais relevantes quando o assunto é moda, especialmente italiana.

– Madonna

Bom, falar de mulheres da moda e não falar de Madonna, é impossível. Essa artista maravilhosa já ditou muita (quando falo muito, é muita mesmo) tendência. Muita gente só ficava esperando para saber qual seria o próximo movimento dela, qual seria o próximo figurino de algum vídeo clip, capa de disco ou de alguma turnê. Todo mundo queria saber o que Madonna estava usando para usar também. Sim, Madonna é uma das mulheres que mais fez moda, sem pegar em um lápis para desenhar. Isso sim que eu chamo de influência e é algo que está durando há muitos anos, desde os anos 80. Hoje em dia ela está meio afastada dos holofotes, mas sua personalidade e história continuam firme.

– Lady Di

Ou Diana, ela foi um exemplo de requinte e elegância. Na verdade, ainda é. Se analisar de perto, as duas esposas de seus dois filhos, se inspiram demais nas roupas e atitudes que Lady Di tinha quando era uma princesa. Lady Di foi um ícone de sua época e foi por anos a mulher mais fotografada do mundo, por paparazzi e por todo mundo. Por esse motivo (além de ter sido uma princesa), ela precisa estar sempre impecável em suas aparições públicas. Simplesmente não existe um registro dela, sem que esteja no mínimo linda e toda arrumada. Além de ser uma referência de moda até hoje. Ela era maravilhosa mesmo.

– Twiggy

Sabe quem foi a primeira top model da história? Sim, a Twiggy. Ela foi um ícone fashion nos anos 60 e se destacou justamente por ser diferente. Ela usava o cabelo mais curto, adorava marcar bastante sua maquiagem e tinha uma beleza mais andrógena. Ela era bem magra e foi aí que começou essa história de magreza com as modelos. Ela foi totalmente contra os padrões da época e desfilava como ninguém.

– Miuccia Prada

Antes de estar nas mãos de Miuccia, a Prada era somente uma pequena loja que fazia alguns tipos de bagagens. Miuccia transformou a Prada no que ela é hoje. Uma das grifes de moda mais importante de todos os tempos, ditando muitas tendências ao longo de todos esses anos. Ela realmente fez um trabalho importante e relevante com a Prada e contribuiu demais para a moda mundial.

– Anna Wintour

Talvez por nome você não saiba quem essa mulher é. Mas, se assistiu ao filme “Diabo Veste Prada” vai lembrar da mulher interpretada por Meryl Streep. Anna Wintour é a editora chefe da revista Vogue americana, conhecida por seu uma das mulheres mais exigentes do mundo da moda. E para chegar onde ela chegou, com toda certeza, foi através de seus esforços, inteligência e personalidade decidida. Ela decide tudo sobre uma das revistas de moda mais importantes do mundo, ou seja, ela define muita coisa sobre o que vira tendência ou não. Quer mais poder do que isso? No mundo fashion, Anna é imbatível.

– Audrey Hepburn

Quando falamos de ícones dos anos 50, logo aparecem diversos nomes em nossa mente. Mas um nome se destaca. Audrey Hepburn. Ela conquistou seu espaço com dois filmes em especial, Bonequinha de Luxo e Breakfast at Tiffany’s. Quando conquistou a fama, Audrey começou a influenciar mulheres por todo o mundo, especialmente por seu modo de se vestir. A expressão “pretinho básico”, nasceu com ela. Além de ser linda e super elegante. Ela realmente foi e sempre será uma grande referência quando o assunto é moda.

Gostou da lista? Com certeza alguns nomes faltaram, mas o importante é nunca esquecer da força de uma mulher e também do poder que temos e podemos ter ainda mais. Vamos sempre celebrar nossos feitos. Por isso, compartilhe com aquela fashionista esse texto. Ela vai amar, com certeza.