Alta Costura: descubra tudo sobre o assunto que os fashionistas amam

Para os amantes da moda, estar em uma semana de moda de Alta Costura é quase um sonho. Eu morro de vontade, mas infelizmente a semana de julho foi cancelada devido a tudo que está acontecendo no mundo. Mas sei que em breve tudo vai voltar ao normal. Mas, o que quero contar a vocês hoje, é exatamente sobre isso. Muita gente baba nas peças de alta costura, mas nem todo mundo sabe como funciona essa produção e como é feita a seleção. Afinal, pouca gente sabe realmente o que é Alta Costura e é sobre isso que quero falar com vocês hoje.

Aí você deve estar se perguntando o porquê de ter uma semana todinha especial somente para a Alta Costura francesa. Bom, para começar, a Alta Costura é realmente especial e é sobre isso que quero contar a vocês. Essa semana é totalmente diferente das demais semana de moda. O termo “Alta Costura”, ou em francês Haute Couture, é realmente um termo francês. Eles escolheram esse termo para que fosse usado em um seleto grupo de marcas, em um ainda mais seleto conjunto de peças. Não é qualquer marca que pode entrar para esse grupo, pois existem diversas exigências a serem executadas. Não é tão simples e grandes marcas, como a Louis Vuitton, não faz parte disso.

Em primeiro lugar, as peças precisam ser feitas em pequena quantidade e de forma artesanal. Ou seja, a peça precisa ser praticamente esculpida. Linhas de montagem em grande escala não cabem aqui. São modelos exclusivos, geralmente feitos sob medida para o cliente, ou também para eventos de gala ou black tie. Podem apresentar bordados de pedrarias ou metais preciosos, por isso os valores de cada peça são extremamente altos. Pasmem, um vestido assinado por Yves Saint Laurent já foi vendido por 800 mil dólares.

Para a alta costura, existe também um tratamento especial aos tecidos e uma escolha ainda mais criteriosa sobre os mesmos. É sempre o melhor do melhor quando se trata de Alta Costura. É o melhor da moda, o que existe de mais refinado a ser produzido. Como mencionei acima, é feita para um público seleto e com alto poder aquisitivo. Não é uma roupa que você encontrará na vitrine de uma loja qualquer, mesmo que seja da mesma marca, como Chanel. Antigamente, as exigências para participar desse grupo seleto de grifes, era bem pior. Mas foram criadas para preservar a Alta Costura, já que Hitler queria que ela migrasse para a Alemanha (oi?!). Então, o ateliê tinha que estar localizado no Triângulo de Ouro (as três avenidas mais luxuosas de Paris) e em prédio próprio, ter 20 funcionários e apresentar 50 looks por temporada. Isso tudo durou até 2001. Hoje em dia está mais tranquilo.

Existem algumas marcas que possuem somente a parte de Alta Costura e outras (maioria) que possuem as duas partes, aquela que é feita para a Alta Costura e aquela que é feita para nós mortais (ou não). Grifes como Chanel, Christian Dior, Christian Lacroix, Jean Paul Gaultier e Givenchy, são algumas das mais prestigiadas marcas francesas que fazem parte desse grupo permanente, e os desfiles são disputados. Todo mundo que é louco por moda, sonha em assistir um desses desfiles de perto. Algumas marcas são permanentes nesse grupo por conta de toda sua história dentro do universo fashion.

Existem os correspondentes, que não são franceses, mas conseguem executar com perfeição as exigências necessárias. Porém possuem seu endereço próprio em sua país de origem, como o Armani Prìve, Elie Saab e Valentino. Além desse grupo, também existem os convidados a participar dos desfiles. A associação estuda para saber se as coleções se encaixam no perfil de Alta Costura e o estilista apresenta sua coleção lá. Imagina a honra.

Bom, resumindo é isso. Espero que vocês tenham gostado das informações e também espero que em breve tudo isso possa voltar a acontecer. A gente que ama a moda, precisa estar sempre de olho nas tendências e novidades. Não existir uma Fashion Week é uma punhalada no meio do peito. Mas sei que logo tudo vai voltar ao normal, de maneira diferente, mas nossa vida vai voltar aos eixos. Tudo vai ficar bem! E viva a moda!