Moda: você conhece os sete estilos universais?

Eu não sabia disso até pouco tempo atrás, mas quando soube, já quis vir aqui correndo para contar a vocês. Você sabia no mundo da moda existem sete estilos que são universais? Sim, podemos definir os estilos que existem em apenas 7 deles. E é sobre isso que quero falar com vocês hoje. Quero contar quais são esses estilos e o que representa cada um deles. Logo menos eu vou fazer um vídeo para o Instagram em que vou brincar com todos esses estilos, mas por enquanto, quero informar todas vocês e já deixo a pergunta. Qual é o seu estilo?

– Clássico/Tradicional

Essa mulher é a tradicional. São aquelas que vão trabalhar com peças perfeitas e estão sempre clássicas. Não gostam de peças com muitos detalhes, preferem peças com alinhamento e corte reto, com cores mais neutras. As suas preferidas são preto, branco, vermelho escuro, azul marinho, marrom, cinza, nudes, entre outras. Se for usar acessórios, prefere os mais discretos. Se for usar um sapato, prefere os mais clean. Se for usar uma estampa, prefere aquelas que são bem discretas, nos desenhos e nas cores. É uma mulher clássica, porém elegante, que não gosta de ousar na hora de compor o seu look.

– Criativo

Ah! Se eu tivesse que definir meu estilo em um dessa lista, seria o criativo. Pois gosto demais de brincar com as peças, com as combinações e com as cores. Pessoas que possuem esse estilo criativo, gostam de ousar e experimentar, montar algo bacana com peças que poucas pessoas conseguiriam usar juntas. É como se a gente usasse tudo ao mesmo tempo. Um conjunto todo cheio de brilho com uma jaqueta jeans por cima, misturar estampa de animal print com uma estampa floral, misturas várias cores fortes em um só look, algo monocromático mas com um sapatos que vai ser o centro das atenções, etc. Enfim, as pessoas do estilo criativo sabem como fazer o mix de peças e criar algo inusitado. Geralmente, funciona bem e fica bem bacana. Também amam as tendências e gostam de usar tudo de coleções atuais. Se for usar algo antigo, prefere o estilo vintage.

– Elegante

Muitas pessoas podem confundir esse estilo Elegante com o estilo Clássico. Apesar de ter coisas parecidas, são diferentes e os termos são diferentes. O estilo elegante tem a ver com ser impecável, com usar uma peça que tenha cara de “coisa boa”. É como se aquilo que estivéssemos usando, tivesse uma superioridade natural. Sem ser metida ao algo do tipo, pois é algo natural. Muitas mulheres possuem essa elegância de maneira natural. Tem a ver com a postura da pessoa também. As mulheres que apostam no estilo elegante gostam de usar looks monocromáticos, ou tom sobre tom. Também apostam em tecidos que possuem um caimento perfeito, bom acabamento e peças de qualidade.

– Esportivo/Natural

A palavra chave para esse estilo é conforto. As pessoas que optam por esse estilo, gostam de se sentir confortáveis com cada peça que usam. Geralmente são peças mais básicas, com tecidos mais naturais (algodão é o favorito) e caimento mais solto. Quem gosta desse estilo, não gosta de nada apertando e se apertar, elas preferem algo que não limite os movimentos do corpo e nem que fique marcando ou machucando a pele. Nos pés, o calçado favorito é o tênis em todas as suas versões. Se for usar salto, dão preferência aos saltos mais grossos e que não tenham nenhuma chance de machucar o pé, aqueles que a gente consegue caminhar bastante.

– Moderno/Dramático

A mulher que gosta desse estilo está sempre elegante, mas por ser moderna, ela vai gostar de usar peças da temporada, tudo que está em alta. Ela vai mesclar o elegante com peças mais ousadas. Como um vestido clássico, um pretinho básico, com uma jaqueta jeans e um salto enorme com uma cor da moda. Nesse estilo, ela usa menos acessórios, mas eles são mais marcantes. Não é uma pessoa que usa muitas cores, ela prefere cores mais sóbrias, como o preto e branco.

– Romântico

As românticas nem preciso explicar muito. São aquelas mulheres que gostam de looks mais leves, com cores mais neutras, volumes em forma de babados ou sobreposição de tecidos dando mais movimento às peças. Cores mais claras em tons pastéis, sapatos em estilo de boneca ou até tênis branco ou com alguns detalhes. Se for usar estampas, nesse estilo vai bem os florais, mas os mais discretos, em tons mais claros. Aqui cabem laços (de todos os tamanhos), babados, rendas, batas mais soltas, etc. Vestidos no estilo baloné com a cintura marcada com um cinto ou mesmo um laço, fica muito estiloso. Sapatilhas, sapatos com o bico mais arredondado, até chapéu para dar um charme extra. Mas mesmo os acessórios, precisam ser delicados. Aliás, a palavra desse estilo é delicadeza.

– Sexy

As pessoas que usam esse estilo gostam de atrair a atenção para elas, através da roupa. Então nesse estilo podemos esperar sempre peças que marquem mais o corpo, algo mais curto, um decote estratégico e até transparências caem bem. Mas claro, tudo sem perder a elegância, pois para se tornar vulgar é um passo. Para aquelas que se identificam com esse estilo, recomendo saias midi mais justas (no estilo bandage) com a cintura mais alta e um cropped, para completar o look um salto mais grosso de sandália. Ah! Usar lingerie como se fosse uma roupa comum também funciona legal nesse estilo.

E aí? Qual estilo tem mais a ver com você? Ou tem mais de um estilo que você adora brincar? Eu não sei vocês, mas eu amo ficar brincando entre todos os estilos, principalmente entre o criativo e o moderno. Se eu fosse definir os estilos que mais gosto, acho que seria um fashionista com pitadas de rock e criatividade (hehehehehe). O importante é usarmos algo que vai nos deixar bem com nós mesmas e que represente nossa personalidade e até nosso humor do dia (ou permanente). Brinque com os estilos, seja você. Não tenha medo.